sábado, 30 de abril de 2022

A reação Termidoriana, O diretório e o fim da Revolução

 Dois dos valores mais importantes para a burguesia eram o direito á propriedade privada e o livre-comércio. Para os burgueses, esses valores estavam ameaçados pelo tabelamento de preços e pela reforma agrária implementados pelos jacobinos. Por isso, os girondinos e outros setores articulavam um golpe contra os jacobinos.


O golpe se concretizou em 1794, quando Rubespierre foi deposto e condenado á morte, este ato ficou conhecido como reação Termidoriana, pois aconteceu no Termidor, nome do decimo primeiro mês do calendário  revolucionário francês.  A partir de então a convenção passou a ser controlado por membros da alta burguesia.


Com a alta burguesia no poder uma novo constituição foi elaborada, acabaram com o voto universal masculino e o voto passa a ser masculino censitário, apenas sexo masculino  com determinada renda poderiam votar.  Criaram o Diretório para controlar o poder executivo, orgão composto por cinco pessoas eleitas entre os deputados. 

Logo jacobinos e defensores da monarquia começam a conspirar contra os girondinos que chamam Napoleão Bonaparte para reprimir o movimento.

O sucesso de Napoleão é tão grande que convidam ele para fazer parte do Diretório e em 1799, ele deu um golpe de estado e dissolveu o Parlamento e Substituiu o Diretório por 3 cônsules, o mais importante destes ele ele próprio.  A revolução chegava ao FIM.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Filme documentário a Peste Negra