7 Ano - Lutero

 

Pré-Reforma de John Wycliffe


Lutero é o nome mais conhecido da Reforma Protestante, contudo tal movimento teve como base os ideias do professor e teólogo inglês, John Wycliffe. Ele levantou diversas questões sobre a Igreja, entre elas a necessidade da figura do Papa, Wycliffe pregava que "Nosso papa é o Cristo".

O teólogo tinha como propostas reformistas:

•    A pobreza apostólica;
•    A Escritura como única lei da igreja;
•    Os eleitos são a igreja, não o Papa e os cardeais;
•    Cristo como o cabeça da igreja, não o Papa. 

Quem foi Martinho Lutero? 


Martinus Luter ou Martin Luther (1483 -1546), nasceu em Eisleben, na Alemanha, e foi considerado o principal líder da Reforma Protestante. Ele teve uma infância coberta de mitos religiosos, com histórias de demônios e bruxas.

Na adolescência, ao 16 anos, ingressou na Universidade de Erfurt para estudar Artes, Leis, Línguas e Filosofia. A pedido do seu pai, com 18 anos Lutero ingressou no curso de Direito, contudo em 1505 decidiu entrou no Mosteiro Agostiniano de Erfurt e seguiu a vida religiosa.

A Reforma Protestante


O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.


Confira abaixo algumas teses: 

16ª – Inferno, purgatório e céu parecem diferir da mesma forma que o desespero, o semidesespero e a segurança;
20ª – Portanto, sob remissão plena de todas as penas, o papa não entende simplesmente todas, mas somente aquelas que ele mesmo impôs;
27ª – Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório;
34ª – Tanto assim que a graça da indulgência apenas se refere à pena satisfatória estipulada por homens;
36ª – Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem direito à remissão pela de pena e culpa, mesmo sem carta de indulgência;
75ª – A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes ao ponto de poderem absolver um homem mesmo que tivesse violentado a mãe de Deus, caso isso fosse possível, é loucura.
A ação de Lutero rapidamente se repercutiu pelos países da Europa e no ano seguinte, 1518, ele foi acusado de heresia e chamado em Roma. O monge recusou a ordem papal e manteve suas posições, que também expressavam a opinião de boa parte da população.

Em 1520, Martinho Lutero recebeu uma “Bula Papal”, que ordenava que se retratasse ou seria excomungado. Em resposta, ele, juntamente com estudantes e professores da Universidade de Wittenberg, queimaram a Bula em praça pública. 

Luteranismo e Reforma Protestante

Ainda no ano de 1520, o líder religioso redigiu três tratados que estabeleciam a base do luteranismo e o início da Reforma Protestante:

•    A Nobreza Cristã da Nação Alemã
•    Da Servidão Babilônica da Igreja
•    Da Liberdade de um Cristão

Em 1521, em uma assembleia denominada de "Dieta de Worms", Martinho foi considerado herege. Tais acontecimento, obrigaram ele a exilar-se no Castelo de Wartburg, onde permaneceu por um ano e fortaleceu seus ideais. 

Além das 95 teses podemos destacar outras obras de Matinho Lutero:

•    Tradução da Bíblia para o alemão;
•    Von den Juden und ihren Lügen (Sobre os judeus e suas mentiras);
•    De servo arbítrio (Da vontade cativa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Filme documentário a Peste Negra