Nascido de uma familia arístocratica de Caracas, Bolivar é considerado um dos principais responsáveis pela organização das lutas pela independência da América Espanhola.ele liderou a independência de diversos países como Bolívia, Equador, Colômbia, Panamá , Peru e Venezuela, de onde foi presidente por mais de dez anos. Bolivar tinha um projeto politico de unidade latino-americana, amparado nas raízes culturais e nos interesses comum da população que vivia no continente. Com relação a este projeto as elites criollas de diversas partes da América viram de forma negativa o projeto pois temiam perder o poder já conquistado.
Com o fim das guerras os criollos assumiram o poder e usaram este poder para fortalecer ainda mais seu poder econômico e submeter o restante da população aos seus interesses, tonaram-se senhores de exércitos particulares, perseguiam opositores políticos e reprimiam a população mais pobre, Esse tipo de liderança política e econômica ficou conhecida como caudilhismo.
A reforma agrária, que se encontrava nas propostas de muitos revolucionários, não foi efetivada, muitas propriedades aumentaram o tamanho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.