sábado, 30 de abril de 2022

De Monarquia absolutista a República


A constituição francesa foi promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1791. Ela extinguiu a monarquia absolutista em seu lugar a Monarquia Constitucional.

O Rei parecia ter aceitado, mas em 1791 a família real tenta fugir mas é reconhecida antes de cruzarem a fronteira, são reconduzidos a Paris novamente, onde ficam presos. Com a prisão do rei o governo passou para um conselho provisório, que dissolveu a assembleia legislativa e convocou eleições para uma nova assembleia, a Convenção Nacional. Seu primeiro ato foi a extinção da monarquia em setembro de 1792.

Convenção Nacional e seus Grupos rivais

Formada por grupos de diferentes classes sociais Clero, Alta e Media burguesia, trabalhadores etc..

Eles reuniram em torno de 3 grupos :

Jacobinos, Girondinos e  Pântano.

Os jacobinos representavam principalmente a pequena e média burguesia, sendo um dos grupos mais radicais da revolução. Defendiam a República  e o voto universal, liderados por Maximillien de Robespierre (1758-1794). Por sentarem-se á esquerda do salão de Convenção, o termo esquerda, ainda nos dias de hoje, é associado a pessoas ou grupos  que lutam pela justiça social, bem estar coletivo e pelo reconhecimento e participação dos movimentos sociais e de chamadas minorias.

Os Girondinos eram o bloco de políticos moderados, que representavam grande parte da burguesia mercantil e procuravam conter a radicalização sentavam no lado direito do salão, originando o termo Direita até hoje. São o grupo mais conservador  buscam promover o bem estar e a liberdade individual. 

O Pântano era o grupo menos expressivo, formado por politicos cujas decisões oscilavam de acordo com as circunstâncias Pessoa de centro ou Partido de centro, receberam este nome por  ocuparem a parte baixa, no centro do salão.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Filme documentário a Peste Negra