Em 1785, além da crise econômica a França passava por vários problemas climáticos oira secas ora inundações, trazendo mais fome.
No campo os camponeses atacam castelos pois culpam os nobres por sua fome e na cidade a população começa a fazer greves.
Tentando uma solução para o problema Luis XVI convoca a Assembleia dos Estados Gerais, um órgão consultivo formado por representantes dos três estados e que desde 1614 não se reunia.
Como dito em sala, estes funcionavam como nossos ministros hoje que auxiliam o presidente nas decisões, certamente a palavra final ainda ficava com o Rei.
Certamente o primeiro estado estaria junto ao segundo pedindo ao terceiro mais impostos.
O terceiro estado pediu que a contagem fosse feita por pessoas e não por estados a fim de igualar a diferença, mas o Clero e a Nobreza não aceitaram, com isto o terceiro estado se retirou para outra sala e decidiram permanecer ali até que seus objetivos fossem alcançados.
Em 9 de Julho, o terceiro estado se autoproclamou Assembleia Nacional Constituinte, o objetivo era elaborar uma constituição e isto não estava nos planos de Luis XVI.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.