Na França do século XVIII, a palavra estado designava os grupos sociais que compunham a sociedade. A população francesa era de cerca de 28 milhões de pessoas distribuídas em três estados.
O primeiro estado tinha cerca de 120 mil pessoas, todas do clero da igreja católica
Cardeais, Bispos, Abades, Sacerdotes, Monges, Donos de 20% das terras, recebiam dízimos do povo e não pagavam impostos. E ainda contavam com um tribunal próprio.
O segundo estado era formado por nobres cerca de 400 mil pessoas, sendo que uma parte era descendente de nobres e outra parte havia comprado seus títulos (estes eram burgueses ricos).
Ambos tinham muito poder quer fosse terras ou negócios (Burgueses) e não pagavam impostos.
O Terceiro estado abrigava 98% da população francesa, composta pela alta e média burguesia, os trabalhadores rurais e os trabalhadores urbanos.
A alta burguesia era formada por pessoas muito ricas, como banqueiros e comerciantes, abaixo dela estava a média burguesia, constituídas por profissionais liberais, como médicos, professores e advogados.
A maior parte era mesmos os camponeses e trabalhadores rurais, aproximadamente 80% da população, esta parte pobre da França era conhecida por sans-culotte.
Os culotes eram calções masculinos justos que iam da cintura até os joelhos, usados por nobres, os trabalhadores usavam calças.
Fonte (Imagem e Texto) : Inspire História
Autor da gravura Desconhecido

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.