sábado, 30 de abril de 2022

A reação Termidoriana, O diretório e o fim da Revolução

 Dois dos valores mais importantes para a burguesia eram o direito á propriedade privada e o livre-comércio. Para os burgueses, esses valores estavam ameaçados pelo tabelamento de preços e pela reforma agrária implementados pelos jacobinos. Por isso, os girondinos e outros setores articulavam um golpe contra os jacobinos.


O golpe se concretizou em 1794, quando Rubespierre foi deposto e condenado á morte, este ato ficou conhecido como reação Termidoriana, pois aconteceu no Termidor, nome do decimo primeiro mês do calendário  revolucionário francês.  A partir de então a convenção passou a ser controlado por membros da alta burguesia.


Com a alta burguesia no poder uma novo constituição foi elaborada, acabaram com o voto universal masculino e o voto passa a ser masculino censitário, apenas sexo masculino  com determinada renda poderiam votar.  Criaram o Diretório para controlar o poder executivo, orgão composto por cinco pessoas eleitas entre os deputados. 

Logo jacobinos e defensores da monarquia começam a conspirar contra os girondinos que chamam Napoleão Bonaparte para reprimir o movimento.

O sucesso de Napoleão é tão grande que convidam ele para fazer parte do Diretório e em 1799, ele deu um golpe de estado e dissolveu o Parlamento e Substituiu o Diretório por 3 cônsules, o mais importante destes ele ele próprio.  A revolução chegava ao FIM.





Execução do Rei e da Rainha e período do Terror


 Ao longo da Revolução Jacobinos e Girondinos tiveram momentos de maior ou menor participação politica. Com o controle politico os Jacobinos executam o Rei, com a morte do rei outros países formaram uma aliança chamada de coalizão, contra a França revolucionaria. Foi formada por Áustria, Prússia, Inglaterra , Rússia, Espanha e Portugal.


Período do Terror.

EM 1793 os jacobinos tomaram a Convenção, prenderam os lideres girondinos e criaram o Comitê de Salvação pública e o Tribunal revolucionário.

O Comitê organizou uma força de 300 mil homens para lutar contras as forças invasoras, já o Tribunal passou a julgar e condenar os suspeitos de  conspirar contra a república. os períodos de setembro de 1793 a julho de 1794 ficou conhecido como período do terror.

O terror foi uma ditadura implantada pelos jacobinos, que prenderam e condenaram a morte seus opositores, calcula-se que cerca de 300 mil pessoas foram presas e aproximadamente 35000 delas sumariamente condenadas a morte. Muitos eram nobres, membros da alta burguesia e religiosos.

Veja no youtube:Parte 1

                           Parte 2





De Monarquia absolutista a República


A constituição francesa foi promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1791. Ela extinguiu a monarquia absolutista em seu lugar a Monarquia Constitucional.

O Rei parecia ter aceitado, mas em 1791 a família real tenta fugir mas é reconhecida antes de cruzarem a fronteira, são reconduzidos a Paris novamente, onde ficam presos. Com a prisão do rei o governo passou para um conselho provisório, que dissolveu a assembleia legislativa e convocou eleições para uma nova assembleia, a Convenção Nacional. Seu primeiro ato foi a extinção da monarquia em setembro de 1792.

Convenção Nacional e seus Grupos rivais

Formada por grupos de diferentes classes sociais Clero, Alta e Media burguesia, trabalhadores etc..

Eles reuniram em torno de 3 grupos :

Jacobinos, Girondinos e  Pântano.

Os jacobinos representavam principalmente a pequena e média burguesia, sendo um dos grupos mais radicais da revolução. Defendiam a República  e o voto universal, liderados por Maximillien de Robespierre (1758-1794). Por sentarem-se á esquerda do salão de Convenção, o termo esquerda, ainda nos dias de hoje, é associado a pessoas ou grupos  que lutam pela justiça social, bem estar coletivo e pelo reconhecimento e participação dos movimentos sociais e de chamadas minorias.

Os Girondinos eram o bloco de políticos moderados, que representavam grande parte da burguesia mercantil e procuravam conter a radicalização sentavam no lado direito do salão, originando o termo Direita até hoje. São o grupo mais conservador  buscam promover o bem estar e a liberdade individual. 

O Pântano era o grupo menos expressivo, formado por politicos cujas decisões oscilavam de acordo com as circunstâncias Pessoa de centro ou Partido de centro, receberam este nome por  ocuparem a parte baixa, no centro do salão.



 

A população se Revolta (Revolução Francesa)


O terceiro estado sempre sustentava os outros dois grupos (primeiro e segundo estado), era da burguesia grande parte do dinheiro que o Rei tomava emprestado sempre que os cofres públicos esvaziavam.

Em 1785, além da crise econômica a França passava por vários problemas climáticos oira secas ora inundações, trazendo mais fome.

No campo os camponeses atacam castelos pois culpam os nobres por sua fome e na cidade a população começa a fazer greves.

Tentando uma solução para o problema Luis XVI convoca a Assembleia dos Estados Gerais, um órgão consultivo formado por representantes dos três estados e que desde 1614 não se reunia.


Como dito em sala, estes funcionavam como nossos ministros hoje que auxiliam o presidente nas decisões, certamente a palavra final ainda ficava com o Rei.

Certamente o primeiro estado estaria junto ao segundo pedindo ao terceiro mais impostos.

O terceiro estado pediu que a contagem fosse feita por pessoas e não por estados a fim de igualar a diferença, mas o Clero e a Nobreza não aceitaram, com isto o terceiro estado se retirou para outra sala e decidiram permanecer ali até que seus objetivos fossem alcançados.

Em 9 de Julho, o terceiro estado se autoproclamou Assembleia Nacional Constituinte, o objetivo era elaborar uma constituição e isto não estava nos planos de Luis XVI.



 

Estados ou estamento - Aula Revolução Francesa

 Na França do século XVIII, a palavra estado designava os grupos sociais que compunham a sociedade. A população francesa era de cerca de 28 milhões de pessoas distribuídas em três estados.

O primeiro estado tinha cerca de 120 mil pessoas, todas do clero da igreja católica 

Cardeais, Bispos, Abades, Sacerdotes, Monges, Donos de 20% das terras, recebiam dízimos do povo e não pagavam impostos. E ainda contavam com um tribunal próprio.

O segundo estado era formado por nobres cerca de 400 mil pessoas, sendo que uma parte era descendente de nobres e outra parte havia comprado seus títulos (estes eram burgueses ricos). 

Ambos tinham muito poder quer fosse terras ou negócios (Burgueses) e não pagavam impostos.

O Terceiro estado abrigava 98% da população francesa, composta pela alta e  média burguesia, os trabalhadores rurais e os trabalhadores urbanos. 

A alta burguesia era formada por pessoas muito ricas, como banqueiros e comerciantes, abaixo dela estava a média burguesia, constituídas  por profissionais liberais, como médicos, professores e advogados.

A maior parte era mesmos os camponeses e trabalhadores rurais, aproximadamente 80% da população, esta parte pobre da França era conhecida por sans-culotte.

Os culotes eram calções masculinos justos que iam da cintura até os joelhos, usados por nobres, os trabalhadores usavam calças.


             Fonte (Imagem e Texto) : Inspire História

             Autor da gravura Desconhecido             


sexta-feira, 29 de abril de 2022

Uma breve história da Revolução Francesa

 A França passava por grandes problemas, havia perdido a guerra dos 7 anos, ajudava a América do Norte  contra os Ingleses e enfrentava uma seca totalmente inesperada.

O novo rei Luiz XVI, não tinha pulso firme e havia casado com a arque duquesa da Áustria, para piorar tudo, saiu de paris e foi para Versalhes, deixando seus súditos ainda mais descontentes.

Suas tentativas de arrumar a economia foram frustradas, levando o povo a fome, miséria e no auge de todo este problema socioeconômico ainda havia algo mais perigoso, o Iluminismo.

Influenciados pelas ideias iluministas, com  fome e a falta de perspectivas para o amanhã, explode a revolução Francesa, o terceiro estado se levanta contra o Rei, Nobres e Clero, numa sangrenta luta por ideais que antes de conquistados, colocariam muitos sob o jugo da guilhotina, inclusive o próprio Rei.

Foto : https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Versalhes#/media/Ficheiro:Vue_a%C3%A9rienne_du_domaine_de_Versailles_par_ToucanWings_-_Creative_Commons_By_Sa_3.0_-_073.jpg



A queda da Bastilha


 O termo "Queda da Bastilha" diz respeito a um evento de enorme significado simbólico, ocorrido em 14 de julho de 1789, num contexto de agitação política, social e econômica na França.

De longe a população de Paris acompanhava os acontecimentos, logo correu a notícia de que o Rei pretendia dissolver a Assembleia, indignados a população parisiense tomou as ruas.

Na madrugada de 14 de Julho de 1789, uma multidão invadiu os arsenais e se apoderou de armas e em seguida foram para a Bastilha.
A bastilha era o símbolo mais odiado do regime absolutista, Em 4 de agosto de 1789 a Assembleia aboliu as leis feudais ainda em vigor  e decretou o fim dos privilégios da nobreza e do clero.

Além disto em 26 di mesmo mês, proclamou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Fonte : Livro Inspiração

Outras matérias sobre a queda

Fonte : https://www.infoescola.com/historia/queda-da-bastilha/

Leia a matéria completa


Imagens - Aula Revolução Francesa (Guilhotina e iluminismo)

                                                                       Guilhotina

A criação da guilhotina durante a Revolução Francesa se deu pelo fato de este instrumento propiciar uma morte sem dor, segundo seu criador, o médico Joseph Guilhotin.

fonte : https://brasilescola.uol.com.br/historiag/guilhotina-morte-sem-dor.htm

Veja a matéria completa


Qual é o conceito do Iluminismo?
iluminismo foi um movimento filosófico e intelectual que aconteceu entre os séculos XVII e XVIII na Europa, em especial, na França. Os pensadores iluministas defendiam as liberdades individuais e o uso da razão para validar o conhecimento.
Fonte : https://www.significados.com.br/iluminismo/




                                                


 

Introdução - Aulas de História

 Aulas de historia 8o Ano

Professor: Carlos



Escola : Octalles Marcondes Ferreira

Caro aluno, não conseguiu copiar a matéria ou perdeu a aula, aqui você poderá fazer uma revisão da matéria. 

Procure no índice o tema desejado e bons estudos, caso tenha duvida pergunte ao professor em sala.

Atenção para as Fontes, assim como em história temos os estudos das fontes, quando estudamos devemos manter os créditos de quem criou o material, por isto a cada postagem vou colocar a fonte de onde veio a matéria, quer seja imagem ou texto.



Filme documentário a Peste Negra